sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fred Menedez e o Rixó Elétrico no 1º Salão Baiano de Turismo. Fred Menendez, Vai ao Memorial Luiz Gonzaga Comemorar o Centenério do Rei do Baião: Luiz Gonzaga.

Guilherme Machado e Fred Menendez no Memorial Luiz Gonzaga.
Guilherme e Fred a Bordo do Rixó Elétrico.
Fred e Seu Filho Incendiando no Rixó Elétrico.
Guilherme Machado e o Baterista de Fred Menendez do Rixó Elétrico.
Fred Menendez e Seu Filho Pelas Ruas de Salvador no Rixó Elétrico.


Iniciativa do guitarrista, compositor e bandolinista baiano Fred Menendez, o Projeto Domingos Instrumentais segue até o dia 27 de março levando boa música e revitalizando a Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. Domingo, dia 20.03, Fred faz seu show com seu risciò elétrico (rixô).
Idealizado por ele na Itália no ano de 2010, em sua turnê anual iniciada em junho até agosto, o risciò elétrico circulou pela primeira vez nas ruas da cidade de Comachio, Itália, fazendo depois shows nas cidades de Porto Garibalde, Lido del Estense, e Pescara, beirando o litoral italiano (Mar Adriático). O risciò é um quadriciclo movido a propulsão humana, podendo ter pedais de bicicleta ou ser empurrado por pessoas. Foi criado na Índia em 1880 e agora ganha as ruas de Salvador.
FRED MENENDEZ E A GUITARRA BAIANA.A história de Fred Menendez com a guitarra baiana começou quando ele tinha 13 anos e se solidificou após seu convívio com Osmar Macedo, quando numa de suas inúmeras horas de treino ouviu dele a seguinte frase: “Não deixe de dar continuidade aos trabalhos com a Guitarrinha Baiana e nunca se esqueça do homem-hora”. Com sua Guitarra Baiana de 4 cordas, Menendez se destacava com suas técnicas e seu estilo irreverente. Em 2004, ele passou a utilizar o instrumento com 5 cordas, confeccionado pelo luthier Jean Paul (a guitarrinha verde-amarela!). Já participando dos festivais internacionais, em 2006, encomendou ao luthier Elifas Santana uma Guitarra Baiana com 5 cordas e “floyd rose”, que o acompanhou no terceiro ano do Ferrara Buskers Festival e foi capa do álbum “Evolution”. Já em 2008, idealizou o Guiban, também construído por Elifas Santana, que se tornou sua marca registrada, despertando curiosidade por onde passa (vide a seguir). Também é um dos poucos, senão o único, a tocar com o mini-pau elétrico (com c/4 cordas e 1/8), réplica do original, confeccionado pelo luthier Marivaldo Cabral, apenas em duas peças: uma para ele e outra para Osmar Macedo.  Em seus 26 anos de carreira, Fred sempre foi fiel à Guitarra Baiana, mesmo quando muitos músicos tiveram que abandoná-la, migrando para outros instrumentos devido as exigências do mercado musical. Ele cotinua perseguindo o reconhecimento do seu trabalho e mostra sua música ao mundo, nunca deixando de expressar a vontade de ver a Guitarra Baiana moderna, valorizando a história do instrumento e mantendo sua verdadeira timbragem, tradição e características sonoras.  Compositor inigualável, vem compondo temas especificos para a Guitarra Baiana e em todos os seus álbuns se pode constatar a amplitude de estilos musicais. Além disso, busca adaptar grandes sucessos à sonoridade do instrumento, fazendo com que o público levite em seus shows com seus solos perfeitos. Segundo o guitarrista Robertinho Lago “o que sai da mente de Fred é uma fantástica viagem musical, regada a uma criatividade notável, um estilo forte e inconfundível. Não é apenas um som de guitarra baiana e sim uma alma que ele dá a nossa guitarrinha. “De suas mãos saem solos mágicos que sustentam a bandeira da Guitarra Baiana”.

Um comentário:

  1. É a arte do maior artista popular do mundo sendo reconhecida por grandes nomes da nossa música brasileira.
    um abraço e continue divulgando a nossa mais autentica arte.
    abraço
    João de Sousa Lima

    ResponderExcluir