sábado, 26 de maio de 2012

Visita do Cantor Léo Macedo da Banda Estakazero: ao Museu Gonzagão de Serrinha; No Primeiro Salão Baiano de Turismo da Bahia... Centro de Convenções em Salvador-Ba.

Pesquisador Guilherme Machado e o Cantor Léo Macedo Estakazero.
Guilherme Machado, Léo Macedo e Miguel Angelo.

Estakazero é uma banda brasileira de forró criada em Salvador na Bahia pelo cantor, compositor e instrumentista Léo Macedo, juntamente com Kina Rodrigues, Yrlan Valverde, Kuque Malino e Márcio Oliwer. Na estrada desde o ano de 2001, a Estakazero é uma banda genuinamente baiana que, há nove anos, leva a essência do forró tradicional a todos os lugares aonde vai. As marcas da cultura nordestina estão presentes não apenas no som da sanfona e no toque do triângulo, mas também na escolha dos cenários e dos figurinos das apresentações. No repertório, ritmos como o baião, o galope, o arrasta pé e o xote, além de influências do reggae, se unem ao tradicional forró pé-de-serra em um som próprio e carregado da herança sertaneja que, aliado à voz marcante de Leo Macêdo, tornou-se referência para bandas de forró em todo o Brasil.
“É um ritmo que agrega emoção, diversão e romantismo, com o espírito simples e gostoso do triângulo, da zabumba e do acordeon”, define Léo Macedo. O forró da Estakazero se destaca porque consegue mesclar o moderno e o inovador, com as raízes tradicionais da cultura nordestina. Nas suas letras, nos arranjos das musicas, no figurino e na cenografia dos shows, a banda mostra a essência do que representa o nordestino, desmitificando o estereótipo de um povo sofredor, e ressaltando, sobretudo, a alegria de viver, em um estilo musical que ultrapassou as fronteiras regionais e conquistou todo o país. A banda começou com pequenas apresentações em clubes, formaturas e praças, e em pouco tempo, começou a despontar no cenário musical soteropolitano, conquistando projetos fixos nas melhores casas noturnas da cidade e shows pelo interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário