quarta-feira, 23 de maio de 2012

Visita do Multi-Artista Edd Bala: ao Museu do Gonzagão no Primeiro Salão Baiano de Turismo: Edd Bala Cantor Ator e Apresentador Lider da Banda Bala na Agulha...Aproveitando a Deixa Contaremos um Pouco da Biografia do Artista Edd Bala.

Guilherme Machado e Edd Bala no Memorial de Luiz Gonzaga no 1º Salão Baiano de Turismo da Bahia...Veja Quem é Edd Bala.



Nascido Edvaldo de Jesus Barreto, em 30 de maio de 1969, filho de Dona Terezinha de Jesus Pereira Barreto e Manoel Souza Barreto, o Barreto.
Edvaldo foi Barretinho na infância, Val na adolescência e é Edd Bala na vida artística.
Criado no bairro de Pau da Lima, que na década de 1970 ainda não tinha água encanada, o pequeno "Barretinho" acompanhava o pai que vendia água no lombo de um jegue. Barreto (o pai) a esta altura já se tornava um mobilizador cultural em Pau da Lima, organizava Show de Calouros, Carnaval no bairro se tornando rapidamente Líder Comunitário e Cabo Eleitoral, mesmo só tendo o curso Primário.
Barretinho teve uma infância verdadeiramente vivida, crescendo numa região rica em pomares, cercado de amigos, aproveitando jogos e brinquedos rústicos muitos deles construídos pela criançada.
No primário era destaque nas festas e eventos da escola sempre encarnando personagens, apresentadores, narradores e fazendo imitações assim como na Igreja onde as historias bíblicas eram encenadas. Grande forrozeiro ganhou concurso de xaxado aos 7 anos.
Aos 17 anos durante um passeio com a namorada fez um teste de rua para um comercial de televisão e foi selecionado ali mesmo, tendo o talento reconhecido e dando início a carreira de televisão e rádio. Dois anos depois fazia parte do Grupo Teatral Renascença, no bairro de Pernambués onde encenou sua primeira montagem vivendo a personagem "Anjo Demônio". No ano seguinte o grupo estreou o espetáculo "A Cenoura Encantada".
Trabalhou durante 6 anos na secretária de Saúde Pública, foi demitido em 1990 e montou seu primeiro negócio - uma barraca de caldo de cana.
Começou a trabalhar como cobrador de ônibus, mas o sonho de ser artista perseverava. Quando soube que Hebe Alves estava organizando o Curso Livre de Teatro na UFBA, se inscreveu e concorreu com mais de 800 pessoas para somente 30 vagas disponíveis. Passou pela triagem de uma semana e foi escolhido.
Paralelamente ao trabalho formal como cobrador e o curso de teatro, resolveu fechar a barraca de caldo de cana e abrir uma lanchonete a "Edy Burguer". A montagem teatral do curso foi o espetáculo "Noites Vadias", dirigido pela própria Hebe Alves.
Em cartaz durante nove meses, dando enorme visibilidade ao elenco. Depois de "Noites Vadias" surgiram convites de diretores renomados como Fernando Guerreiro e Paulo Dourado emendando um espetáculo no outro. Durante uma temporada em Fortaleza, resolveu viver a experiência de outra cidade, ficando lá quase dois anos onde começou a compor.
Voltou para Salvador em 1997, vendeu a lanchonete, comprou uma moto e foi morar perto da ebulição cultural da cidade, trabalhou como garçom de um restaurante mexicano e logo criou uma personagem "El Bigodon" que atendia as mesas, mas também fazia eventos, feiras, festas mostrando cada vez mais a tendência entertainer de Edvaldo.
Foi convidado novamente para o teatro por Paulo Dourado num projeto de Val Macambira, assim, entrou no elenco de "Lampião, uma Ópera Nordestina", um verdadeiro sucesso.
No ano de 2000 adotou o nome artístico de Edd Bala, uma verdadeira marca da expressão desse artista, depois do nome uma verdadeira enxurrada de convites e daí vieram os programas de televisão na Rede Bahia e na Tv Salvador, diversos comerciais, apresentação de eventos públicos e corporativos, animação de festas e camarotes.
Como compositor tem músicas gravadas pela banda Bala N?Agulha onde assume os vocais, projeto que é um capítulo à parte da história de Edd Bala, e sem dúvida alguma, onde consegue fundir todas as suas vertentes artísticas, aparecendo como apresentador, animador, dançarino, cantor, ator, ou como ele mesmo prefere definir "um ator que canta".
Sempre presente nos eventos mais destacados da cidade, sendo reconhecido e admirado pelo público. Edd Bala mantêm a mesma ingenuidade e simplicidade do tempo em que era somente o "Barretinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário