sábado, 23 de julho de 2011

GRANDE HOMENAGEM DO MUSEU GONZAGÃO, AO REI DAS VAQUEJADAS DE TODO O BRASIL ( PÍO LOCUTOR )













ANTONIO CARLOS DE ABREU ( PÍO LOCUTOR ) ESTE BALOARTE DAS FESTAS DE MOURÃO, QUE NASCEU A 29-6-1944 NA CIDADE DE OURIÇANGAS, NA ÉPOCA MUNICÍPIO PERTENCETE A ALAGOINHAS-BA. PIO CHEGOU A SERRINHA EM 1944 COM 6 MESES DE VIDA,HOJE AOS 67 ANOS, NARRA AS FESTAS DE VAQUEJADA POR TODO NOSSO BRASIL. E É CIDADÃO SERRINHENSE DE TITÚLO EM MÃOS.

ONDE, É MERECIDAMENTE RECONHECIDO,PROVA DISTO EU PUDE COMPROVAR PESSÔALMENTE ESTIVE EM SUA RESIDÊNCIA, PARA UMA BREVE ENTREVISTA. E LÁ ESTAVA CENTENAS DE TROFEUS, HONRA AO MÉRITO. DE REGIÕES DIVERSAS, BAHIA,PERNAMBUCO,SERGIPE,CEARÁ,PARAIBA,MINAS,RIO DE JANEIRO,ALAGÔAS,PIAUÍ,MARANHÃO JUNTAMENTE COM O SEU TITULO DE CIDADANIA ASSIM DOADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE SERRINHA. SEM DÚVIDAS FOI O MAIOR ACERVO DE TROFEUS QUE JÁ VI,CONQUISTADO POR UM SÓ GUERREIRO. DE CONVERSSA EM CONVERSSA, PÍO ME PRESENTEOU COM UM MARAVILHOSO CD ( forró & vaquejada vol.1 ) DE SUA AUTORIA QUE ELE GRAVOU EM 1998. COM O APOIO DE ZÉVALDO LIMA PREFEITO DE SERRINHA NA ÉPOCA. E COM PARTICIPAÇÕES DE VÁRIOS ARTISTAS REGIONAIS, ONDE PODEMOS OUVIR MARAVILHOSOS VERSOS DE VAQUEJADA NO VOZEIRÃO DE PÍO. NO BATE-PAPO COM PÍO TAMBEM DESCOBRI, QUE ELE FEZ PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, EM DISCOS DE ALCYMAR MONTEIRO.USANDO O BORDÃO DA SUA BELA VOZ DE VAQUEJADAS.


VALEEEU BÔI PÍO !!!

6 comentários:

  1. Meu velho e querido amigo Pio, este sim, é o verdadeiro Rei das Vaquejadas.

    Que alegria eu sentia quando ouvia a voz de Pio no Parque Fernando Carneiro. Sua voz ecoava por todo o Parque, e nos encantava com sua alegria, sua emoção, e seu jeito único narrar as Corridas de Mourão.

    Infelizmente, o Parque Fernando Carneiro, palco de desfiles e conquistas dos grandes vaqueiros do Brasil, não existe mais. Foi vendido e destruído. Cometeram um crime contra o povo serrinhense, aquele era um lugar sagrado, foi ali onde tudo começou, tinha que ser preservado.

    Graças a Deus, Pio continua sendo o locutor oficial das maiores Vaquejadas do Brasil. Vaquejada sem Pio, não tem graça, não tem emoção. Vaquejada pra ser boa, tem que ter a locução de Pio.

    Parabéns Pio, que Deus lhe abençoe sempre, e lhe dê muitos anos de vida e saúde, para que você continue comandando as vaquejadas do Brasil; porque você é o Rei das Vaquejadas.

    Valeu Boi!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS AO SARGENTO SANTANA PELOS SEUS AUTÊNTICOS E INTELIGENTES COMENTÁRIOS NOS SITES MUSEU DO GONZAGÃO,MEUSEU DO RADIO E PORTAL DO CANGAÇO.

    ABRAÇOS FORTE DO AMIGO GUILHERME MACHADO,CURADOR.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo Guilherme, pelas palavras de incentivo.

    Eu não posso deixar de falar do CD Forró & Vaquejada, de PIO, O melhor locutor de vaquejada.

    É um trabalho muito bem produzido e que tem a direção geral de Zelito Miranda, “O Rei do Forró Temperado”.

    Na época do lançamento, o nosso amigo Pio, me presenteou com um cd, que eu guardo até hoje, com muito carinho.

    Todo ano durante a festa de vaquejada de Serrinha, eu toco este cd na minha casa, em alto volume, e alguns parentes que nos visitam durante a vaquejada, perguntam: Que cd é esse? Eu respondo com muito orgulho: Esse aí é Pio, nosso conterrâneo, é o melhor locutor de vaquejada do Brasil.

    A faixa 1 – Apresentação e Verso, é um texto muito bem escrito por Lafaiete Coutinho, e com a excelente interpretação de Pio, que faz uma homenagem a Valdete Carneiro (In memoriam), o precursor da vaquejada na Bahia.

    O cd é extraordinário, mas, eu destaco a faixa 8 – Forró do Pio, de autoria de Zelito Miranda. Que fala um pouco como é, aliás, como era a vaquejada de Serrinha.

    Forró do Pio

    Eu tô correndo boi
    escuto a voz de Pio,
    o locutor das vaquejadas
    mais famosas do Brasil.

    Setembro tem festa em Serrinha
    no Parque Fernando Carneiro,
    o primeiro da Bahia
    a fazer festa de vaqueiro.

    Serrinha fica enfeitada
    jaleco, perneira e jibão,
    A Praça Morena Bela
    desmantela o coração.

    Da sangra sai o boi
    atrás o estereiro,
    segura a cauda do boi
    e entrega pro vaqueiro.

    Vaqueiro que nem Zé da Onça,
    gosta de baião de dois,
    O locutor e o povo grita
    êta, esse aí valeu, valeu boi.


    Vale a pena escutar todas as faixas do cd.

    ResponderExcluir
  4. Já tive a honra de ter meu nome anunciado por Pio. Foi numa vaquejada em euclides da cunha em 2009,estava esteirando prá o grande vaqueiro Jarbas Pereira,foi uma emoção que nunca vou esquecer.
    Juliano Suzano,
    Uauá-ba

    ResponderExcluir
  5. Ter o prazer de receber um elogio de quem eu considero como o melhor locutor de vaquejada, é algo emocionante e inesquecível.
    Eu tive tive esse privilégio na vaquejada do parque Leão do Sertão, em Euclides da Cunha no ano de 2009. No momento em que fiz valer o segundo boi da segunda senha, só lembrando q a primeira já estava batida, Pio, me parabenizou e pronunciou essa frase na qual jamais esquecerei: "a festa está pra você". Bati a segunda senha também, pena que não segurei as vagas na disputa, mas concerteza valeu a pena e nunca esquecerei esse que foi um dos melhores momentos da minha vida, sem dúvidas.
    Abração Pio, fica com Deus e que seu sucesso permaneça sempre!!!! JARBAS PEREIRA - UAUÁ-BA

    ResponderExcluir
  6. Ter o prazer de receber um elogio de quem eu considero como o melhor locutor de vaquejada, é algo emocionante e inesquecível.
    Eu tive esse privilégio na vaquejada do parque Leão do Sertão, em Euclides da Cunha no ano de 2009. No momento em que fiz valer o segundo boi da segunda senha, só lembrando q a primeira já estava batida, Pio, me parabenizou e pronunciou a seguinte frase na qual jamais esquecerei: "a festa está pra você". Bati a segunda senha também, pena que não segurei as vagas na disputa, mas concerteza valeu a pena e nunca esquecerei esse que foi um dos melhores momentos da minha vida, sem dúvidas.
    Abração Pio, fica com Deus e que este teu sucesso permaneça sempre!!!! JARBAS PEREIRA - UAUÁ-BA

    ResponderExcluir