terça-feira, 26 de julho de 2011

MUSEU DO GONZAGÃO E ORQUESTRA SANFÔNICA DE SERRINHA.






CRIADA EM 25 DE OUTUBRO DE 2010. A ORQUESTRA SANFÔNICA DE SERRINHA É A PRIMEIRA DA BAHIA NO SEGUIMENTO HARMÔNICO ERUDÍTO POPULAR. A ORQUSTRA TEM O OBJETIVO CUTURAL, E AO MESMO TEMPO RESGATAR, A TRADIÇÃO DOS MESTRES SANFONEIROS, A EXEMPLO DE LUIZ GONZAGA,SIVUCA, NOCA DO ACORDEON, ABDIAS, ZÉ CALIXTO, DOMINGUINHOS, OSVALDINHO E OUTROS NÃO LEMBRADOS. MAIS SEM DÚVIDAS SÃO TOCADOS PELA ORQUESTRA SAMFÔNICA DE SERRINHA.

A ORQUSTRA SANFÔNICA É FORMADA POR, 15 SANFONEIROS DE SERRINHA, E 6 RITIMISTAS, E UM CONTRABAIXISTA, TODOS REGIDO PELA BATUTA DO JOVEM MAESTRO, ANDERSON MATOS. A PRODUÇÃO MUSICAL É DO EXPERIENTE PRODUTOR E EMPRESÁRIO MUSICAL, JOSELITO ESPINHEIRA DANTAS (CHICÃO DO VAGÃO SOM ) CONTATO 75-9114-3222 75- 3261-1206.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Bahia é o maior estado da região nordeste do Brasil e só agora é que foi criada uma orquestra sanfônica, cujo objetivo é preservar e promover a nossa cultura para que cada vez mais jovens e adultos se interessem por tal arte.
    Tempos atrás o Jornal Nacional noticiou a criação de uma orquestra sinfônica em conceição do coité que, como todo projeto cultural, enfrentava sérios problemas financeiros. Recebi com alegria essa noticia, mas, ao mesmo tempo me entristeci ao notar que a criação da orquestra sanfônica se quer foi noticiada nos meio de comunicação local.
    Será que a cultura europeia é mais importante que a cultura nordestina em pleno semiárido baiano?
    A china, que possui o sistema político e social mais organizado do mundo, sempre prezou pela conservação de sua cultura. Há mais de 8.000 anos o imperador chinês Shun nomeou um oficial responsável pela musica e disse-lhe: “eu te dou a responsabilidade sobre a música: ensina aos filhos dos grandes para que aprendam a unir justiça e misericórdia, gentileza e seriedade, para que os corações mais gélidos sejam tocados e o homem se una ao espírito”. Será que solução para a criação de uma geração de jovens mais responsáveis e comprometidos com as causas sociais está na criação de mais fundações CASA,na redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ou no incentivo do governo em projetos como a orquestra sanfônica?
    Mesmo que os nossos governantes não vejam a música como o imperador Shun via, mesmo sem apoio algum da prefeitura, são iniciativas como essa que nos enchem de orgulho de sermos serrinhense, já nos acostumamos com as dificuldades, afinal,
    somos nordestinos.... somos brasileiros.... Somos guerreiros!

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe quem é esse garoto que fez o comentário acima?

    É com grande orgulho e o coração transbordando de alegria, que apresento aos senhores o meu querido filho Emanuel Santana. Ele é meu filho caçula, tem apenas 16 anos de idade. É inteligente, estudioso, responsável , e muitas outras qualidades.

    Ele também é integrante da Filarmônica 30 de Junho de Serrinha, onde toca Sax Tenor, sob a regência do competente Maestro Anderson Matos.

    Parabéns meu filho, que Deus o abençoe sempre e que você continue sendo esse filho maravilhoso, que me enche de orgulho. Te Amo!

    ResponderExcluir