quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Literatura Sobre a Vida do Rei do Baião: Doação do Escritor João de Sousa Lima; O Livro 100 Anos de Luiz Gonzaga e a Passagem do Rei do Baião, em Paulo Afonso Bahia.

Capa do Livro 100 anos de Luiz Gonzaga, e a Passagem do Rei do Baião em Paulo Afonso: Autor João de Sousa Lima.



Falar de Rei do Baião é como falar de algo semelhante a uma divindade harmônica. Luiz Gonzaga, Mestre de Honra do Baião, do Forró e de Arrasta Pé... Nascido a 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia, ou São Luiz a dúvida fica no tamanho da nossa crença. Luiz Gonzaga do Nascimento: Luiz é o Santo, Gonzaga é o Padre e Nascimento é o do Jesus Menino. Luiz correu trecho de norte a sul deste gigante varonil chamado Brasil, tocando, encantando e cantando a língua do povo brasileiro.
Luiz Gonzaga é Estrela de Inspiração para poetas, escritores, pesquisadores e admiradores. O Sanfoneiro do Riacho da Brígida tocou de tudo um pouco e para várias classes sociais. Seu Luiz tinha bom hábito de fazer homenagens musicais para amigos, cidades ou até mesmo assuntos do dia a dia. Dentre cidades e lugares, aparece a bela cidade de Paulo Afonso, no Nordeste da Bahia, a quem Luiz Gonzaga e seu parceiro Zé Dantas faz uma grande homenagem. Quando em vida Luiz Gonzaga cantou em Paulo Afonso por diversas vezes.
Hoje um Ilustre filho de Paulo Afonso, Menino de boas escritas, Garimpeiro de história dos sertões nordestinos, decidiu prestar uma grande homenagem ao nosso querido Rei do Baião... Joãozinho como é carinhosamente conhecido entre os tantos amigos, se transforma em um Gigante do conhecimento, quando se trata de pesquisar os ícones Nordestinos. Com vasta experiência no rumo de Biografias, sem dúvidas João vai nos presentear com mais um belo trabalho, desse vez sobre o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Sua arte na escrita e na pesquisa histórica equipara João de Souza Lima com o que há de mais autêntico e mais elogiável em terras Brasileiras.
Essa obra será mais um capítulo que merecerá as mais justas considerações e homenagens e João de Souza Lima segue á passos largos para tornar-se um dos grandes escritores do Brasil.

Guilherme Machado.

Curador do Museu Gonzagão

Serrinha, Bahia, Abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário