sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Museu do Gonzagão de Serrinha: Faz Uma Grande Exposição, no Instituto Social de Ensino Santa Marta; na Cidade de Riachão do Jacuipe Bahia no Dia 15 de Junho de 2012; Comemorando o Centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga... Com o Apoio das Professoras, Eliana e Celeste Guimarães.

Sanfonas do Rei Expostas no Colégio Santa Marta em Riachão do Jacuipe Bahia.
Muraral do Rei do Baião no Colegio Santa Marta.

Salão de Exposiçao do Colegio Santa Marta em Riachão do Jacuipe Bahia.
Guilherme Machado Com Alunos do Santa Marta


DR. Gilson Ney Lima Passos, e Sua Esposa Celeste Guimarães ao Lado do Rei do Baião,  Luiz Gonzaga em Jagurari Bahia em 1986.

Professora e Diretora: Celeste Guimarães e Guilherme Machado.

Pró Celeste e o Curador Guilherme Machado.
Professora e Diretora:  Eliana Ferreira e Guilherme Machado.
Escritor e Pesquisador Amarilio Soares (Tio Lio) e o Curador e Pesquisador Guilherme Machado.


O Instituto Social Santa Marta - ISSM, em Riachão do Jacuipe, encerrou o 1º semestre com uma programação junina que envolveu alunos, professores, funcionários e a direção da escola.

O ponto alto da programação foi uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, que contou logo na abertura, no dia 15, com um Museu Itinerante sobre o Rei do Baião, da cidade de Serrinha, pertencente ao Sr. Guilherme Machado. O museu foi aberto à visitação do público das 14 as 20 h.
No dia 19 as homenagens ao Rei do Baião continuaram, com uma festa no clube Lira 8 de Setembro, a partir das 18 horas, com apresentações de todas as turmas, do maternal à 8ª serie. Todas as apresentações foram inspiradas em músicas de Luiz Gonzaga. Os trabalhos foram feitos em slade aula para que os alunos tivessem contato com a obra do artista.
Além se divertirem à vontade, professores e alunos gostaram bastante da iniciativa. “Estava muito bonito, com as crianças e adolescentes todos envolvidos com o projeo. A decoração estava de encher os olhos, com roupas de acordo com cada apresentação”, disse uma professora da Escola.
No dia 20, o ISSM também fez circular pelas ruas da cidade o “Trem do forró”. a partir da 14 horas, levando os alunos da 5ª à 8ª séries.
História e justificativa
Segundo a professora Celeste Guimarães, diretora do Santa Marta, a iniciativa para homenegear os 100 Anos de Luiz Gonzaga surgiu pelo próprio prestigio que o artista tem na cidade. “Todos nós gostamos de Luiz Gonzaga, por isso tivemos a ideia de trazer o Museu Itinerante e acho que todos gostaram”, avaliou. A outra diretora da escola, Eliana Ferreira, que deu a ideia de trazer o Museu, também ficou muito contente com o resultado final.
Alías, homenagear Luiz Gonzaga em Riachão é sempre importante. Até porque, quando o artista ainda cruzava o Brasil de norte a sul, ele sempre passava na cidade e parava para abastecer o carro e conversar um pouco.
Mas o detalhe mais interessante dessa história é que Gonzaga também já homenageou a cidade com um grande show. Foi no ano de 1967, no Clube Euterpe Jacuipense, a menos de 50 mentros da Escola onde ele agora foi homenageado.
O registro está no livro “O Sanfoneiro do Riacho do Brígida, que narra a sua briografia, com o seu próprio autógrafo e dedicatória, O artista distribuiu vários livros na cidade e nossa reportagem teve acesso a um deles, onde comprovou a veracidade da informação.
Por Evandro Matos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário